PROFESP

Universidade da Força Aérea conclui atividades do PROFESP 2023

Ao longo do segundo semestre, cerca de 200 beneficiários, entre 10 e 17 anos, participaram das ações que integram o Projeto
Publicada em: 17/01/2024 15:47
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou a cerimônia de encerramento do ano letivo de 2023, no auditório Marechal Fontenelle, da UNIFA. O evento, que ocorreu dia 06/12, contou com a presença dos beneficiários, monitores e voluntários do Núcleo do PROFESP, além de representantes de entidades parceiras que atuam em apoio ao Projeto.

A solenidade foi marcada pela apresentação do Coral Azul, formado por 105 beneficiários do PROFESP UNIFA, que apresentou músicas populares brasileiras e encerrou o evento cantando o Hino do Aviador. Na oportunidade, o Coordenador do PROFESP-UNIFA, Coronel Aviador Marcos Graciano Torres Roque agradeceu a dedicação e o suporte de toda a equipe de coordenação e apoio do projeto, e entregou um prêmio de reconhecimento aos estudantes Katherine Cortes de Oliveira Rodrigues e Gabriel Vieira Rodrigues, alunos destaques do Projeto em 2023, devido à assiduidade e ao envolvimento com as atividades e as interações propostas pelo Núcleo. “No geral, identificou-se um sentimento muito significativo de gratidão e de reconhecimento por parte de pais e responsáveis sobre a relevância do Programa e os resultados positivos de evolução e de mudança de comportamento gerados nos beneficiários ao longo dessa convivência com as atividades do PROFESP”, destacou.

Em uma breve retrospectiva das ações, no mês de setembro, o PROFESP-UNIFA, em parceria do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), realizou palestras de conscientização de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. Em outubro e novembro, a ênfase foi na educação voltada para a conscientização sobre as medidas de prevenção do Câncer de Mama e Câncer de Próstata, com palestras ministradas por profissionais de saúde do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) e do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE). Além disso, ainda em novembro, dia 14/11, o Programa, com apoio da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e da Pastoral do Menor, ambas localizadas no Rio de Janeiro (RJ), realizou um passeio ao Cristo Redentor com os estudantes do Projeto.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP) são desenvolvidos pelo Ministério da Defesa (MD), com o apoio da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com o Ministério da Cidadania (MC), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 até os 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Este Programa tem como finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: PROFESP-UNIFA